O ano era 2007, o mês era agosto e a capital do Acre já concorria com outras 11 cidades a ser uma das sedes da Copa que o Brasil só ganharia o direito de sediar em outubro. Embaixador da candidatura de Rio Branco, José Wilker deu aula sobre o segundo ciclo da borracha, que quase o fez o nascer acreano, pois seu pai saíra do Ceará para virar seringueiro.
A condição de a cidade sediar jogos de Copa do Mundo, porém, pode ser resumida pela cheia que há duas semanas bloqueia a BR-364 e corta sua única ligação rodoviária com o resto do país, levando o Governo do Acre a decretar calamidade pública – vale a pena ver a reportagem do Jornal Hoje de ontem, em que a equipe acompanha um caminhoneiro por 38 horas no percurso de Porto Velho a Rio Branco, de 490 km normalmente percorridos em oito horas.
A aventura inclui espera por balsa para atravessar a área alagada e tráfego 'normal' em um trecho da estrada que se transforma em um charco, com água a mais de um metro de altura, tornando a rodovia invisível por baixo da carreta.
O que por terra empaca, pelo ar não decola e leva o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, a assumir que vai “tapear as obras de modo que você melhore a operacionalidade sem terminá-las como um todo”, ao assumir que o aeroporto de Confins, na Grande BH, não ficará pronto até a Copa, assim como os de outras cinco cidades-sede do torneio: Porto Alegre, Fortaleza, Curitiba, Salvador e Cuiabá.
Em Porto Alegre, com apenas 1,85% da obra feita, o terminal de passageiros terá sua reforma concluída somente no próximo ano, mas o trabalho todo ainda dura mais dois anos, vai até 2016.
Fortaleza, por exemplo, não teria o aeroporto reformado nem se sediasse os Jogos Olímpicos: só termina em 2017. Mas só fica indignado quem não sabe que Gustavo disse apenas o óbvio.
Vem sendo tapeado quem quer, desde 2007. O próprio Confins tinha plano de privatização desde 2008. Em agosto de 2012, Dilma Rousseff o trocou por parceria público-privada – mais ideologicamente aceitável – com empresas estrangeiras. Só que ninguém quis e o leilão foi feito em novembro de 2013. O vacilo é óbvio, exceto para otimistas como Aldo Rebelo, que devem crer até em neve no Brasil – cuja infra aeroportuária segue tão moderna quanto a Caravana Rolidei.
Publicado originalmente no jornal Destak, em 9 de abril de 2014. Trechos adicionais em itálico.
PS: a rigor, há neve no Brasil, tanto quanto pode haver aeroportos entregues no prazo pela Infraero. Depois de fechado, pensei que seria melhor trocar "Brasil" por "Sertão do Brasil", mas a página já havia ido para a gráfica. Como diria Ritchie, a vida tem dessas coisas – acrescento eu: especialmente quando se trabalha em jornal, que não tem a flexibilidade da internet para alterações a atualizações. The End.
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