quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Exército dos Puros 5.0

Primavera Carioca, 2012. A juventude dourada da Cidade Maravilhosa coloria-se de dourado, cor da campanha de Marcelo Freixo (PSOL), além de deputado estadual e candidato a prefeito, símbolo de um possível outro mundo, desatado da “velha” política e no qual o horizonte vai além da eleição imediata. Aí, de fato: ele está adiante, por meio da conquista dos corações e das, digamos, mentes, dos jovens.

“Generation Next”, a vista nas gerações futuras, como diz o slogan da Pepsi. Mas refrigerante, ainda mais estadunidense, é coisa do capetalismo, a frase de ordem da vindoura esperança a vencer o medo é de que “nada deve parecer impossível de mudar”, cortesia de Bertold Brecht, aquele que metia o malho no “analfabeto político” enquanto pregava a crença na utopia do mimo.

Enquanto os mensaleiros, do PT e de partidos aliados, eram sendo condenados por seus crimes no STF, a economia começava a tropeçar e o governo Dilma criava-se à sua imagem e semelhança – pragmático e burocrata – uma nova aurora urgia à nossa linda juventude desiludida com a política – e doida para se iludir de novo.

Fast forward para 2013

Flagrada falando a assessores sobre entregar parte de seus salários, a deputada Janira Rocha, colega de Freixo na Alerj, assume que não tem vergonha:

“Eu não faço nada dentro deste mandato que eu possa me envergonhar, pode até ser que tem algumas coisas que são feitas aqui, como a única, que é a cotização, que não é legal lá fora, entendeu? Mas isso não me envergonha, não me envergonha, eu não estou roubando dinheiro pra mim, entendeu? Eu não estou roubando dinheiro pra mim”.

Entendi, excelência. É para o mandato, então “aí dentro” vale como dizia o Tim Maia.

Rewind para 2002

Investigação do Ministério Público de São Paulo aponta que o prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), pensava parecido, mas seus companheiros temiam a repercussão, e que ele foi assassinado como queima de arquivo para não entregar quem estava roubando para si mesmo, não para o partido – os bons companheiros preferem crer na versão da polícia, de crime comum, após sete testemunhas também terem sido mortas e o irmão da vítima, Bruno Daniel, ter se exilado na França.

Passados 11 anos de mensalão, violações de sigilos, alianças com a tal “velha política”, o PSOL, criado em 2005 a partir da expulsão dos “radicais”, herdou do PT a aura de “ético” e “idealista”, impressão que apresenta a falta de vergonha de Janira como um ponto fora da curva. Em vez disso, trata-se de uma definição própria da esquerda que vê em lei e ordem obstáculos “conservadores” à criação de “um mundo melhor”.

Foi assim, que, ao não aceitar a composição – totalmente legal – da CPI dos Ônibus, Eliomar Coelho e seus três colegas de PSOL na Câmara do Rio (Jefferson Moura, Paulo Pinheiro e Renato Cinco) criticaram seus membros governistas, por não ter assinado o requerimento para abertura da comissão, o que, no entanto, não fere em nada as regras regimentais da Casa, muito menos é crime.

(O Dia)

Ao mesmo tempo, jamais falaram nada de seus simpatizantes que invadiram a Câmara, tentaram censurar o trabalho da imprensa no local, com ameaças, e até depredaram o gabinete de Chiquinho Brazão (PMDB) – isso é crime, independentemente de qualquer considerar sobre o vereador citado, mas, pelo triunfo da vontade militante, vale o que quiser.

PS: A própria Janira já fora flagrada, em conversa telefônica estimulando o líder grevista bombeiro Benevuto Dacíolo a não fechar negociação com o governo estadual antes de fazer uma greve, com a qual o movimento ameaçava simplesmente inviabilizar a realização do Carnaval no Rio de Janeiro em 2012.

Isso tudo sem contar o apoio incondicional do partido cujo nome mistura socialismo e liberdade à permanência no Brasil de Cesare Battisti, ex-integrante dos PAC (Proletários Armados pelo Comunismo) condenado na Itália, por quatro assassinatos.

PS2: Acho que descobri o que a palavra "liberdade" faz no nome do partido. Trata-se da liberdade do assassino que têm por companheiro

.

(Só para melhorar a imagem de Janira)

Um comentário:

<h1>Viagem ao fundo do Rio</h1>

Dentro do país vindo de sua pior queda de PIB (7,2%) e empregos (3,5 milhões) em dois anos, o estado com piores déficits nesses anos (R$...